A arte de ser um jovem inovador e empreendedor

A arte de ser um jovem inovador e empreendedor

Empreender e inovar são duas palavras que aparecem com grande destaque no cenário dos negócios.

Mas, será que todos já perceberam que o empreendedor, não necessariamente é uma pessoa inovadora? E que toda inovação precisa de um espírito empreendedor?

Realmente, precisamos nos atentar para a diferença entre essas duas palavras, que aparecem sempre como almas gêmeas, mas, na verdade, são diferentes.

Então vamos lá:

Empreender é sinônimo de liderança, estratégia, criatividade, compromisso e risco calculado.

Inovar é a capacidade de mudar um cenário ou de revolucionar, não necessariamente apenas o novo, mas também algo que já exista.

Quando aliamos a capacidade de mudar, abusando da criatividade, à frente de todos, com objetivos estratégicos bem delineados, com compromisso e seriedade, avaliando e calculando todo o risco, teremos boas chances de alcançar o sucesso, como resultado final.

Aí sim, podemos dizer que somos empreendedores e inovadores.

Precisamos estabelecer qual será o foco que queremos atingir. Podemos ser simplesmente empreendedores e não perseguir a inovação? Podemos ser empreendedores com foco no diferencial, mas não necessariamente termos o compromisso com a inovação.

E o que pensam os jovens empreendedores em relação a inovação? Parece que essa equação é natural para os jovens que pretendem abrir seus próprios negócios, conforme o resultado de uma pesquisa que foi aplicada em mais de 52.000 universitários e recém-formados.

Os mais altos índices foram:

  • possibilidade de inovar
  • possibilidade de poder se diferenciar de outros profissionais
  • expressão da criatividade pessoal
  • desejo de surpreender
  • ousar
  • sair do lugar comum
  • deixar sua marca

Em outra pesquisa, descobriu-se que 56% dos jovens brasileiros querem deixar de ser assalariados para tocar o próprio negócio.

Em estudo feito pelo National Bureau of Economic Research – nos Estados Unidos, descobriu-se que rebeldia, confiança, inteligência e nível elevado de autoestima, são as características comuns que tornaram jovens, empreendedores de sucesso.

É melhor parar de estudar e investir tempo e dinheiro no próprio negócio?

Apesar dessa tendência mundial, nunca foi mais vantajoso continuar os estudos, como agora.

A Universidade, além de garantir o repertório cultural, o que pesa muito no momento da concepção da ideia, dá a possibilidade ao jovem empreendedor de fazer parte da “Incubadora de Negócios” da própria Universidade, com a contrapartida de propiciar espaço físico, acompanhamento jurídico e aporte financeiro, portanto, é bem vantajoso começar dessa forma.

A união de todos esses fatores pode favorecer o sucesso final, mas, além disso, para vencer é preciso ter determinação, foco e visão, além de coragem para correr riscos.

Qual é a fórmula exata para o sucesso? É difícil determinar, mas tente essas inspirações:

 DESCUBRA SEUS TALENTOS

Escrever uma lista com seus pontos fortes e fracos irá ampliar o autoconhecimento.

Preste atenção em seus pontos fortes e trate os pontos fracos com respeito.

Nossas qualidades ou habilidades tornam-se as melhores aliadas na escolha de uma direção a seguir.

SEJA UM LÍDER NATO

Todos sempre acabam se espelhando em alguém.

Prepare-se para se tornar o espelho, saia à frente e vá além.

Uma ideia inovadora não deve ser sufocada pela timidez ou receio de arriscar no desconhecido.

A primeira barreira a ser quebrada é a de superação de si mesmo.

SEJA POSITIVO

Não é necessário imaginar que tudo sempre será muito fácil e nada desafiador.

A falta de uma atitude positiva levará ao desânimo e à desistência.

O fogo foi inventado há 300 mil anos, e o isqueiro – nosso fogo portátil – em 1920.

Uma boa ideia pode demorar a surgir, mas, certamente uma mente aberta e positiva contribuirá para acelerar o processo.

ACEITE DESAFIOS

Descobrir que podemos melhorar sempre e superar nossas indecisões pode ser o ponto exato para nos tornarmos um excelente empreendedor.

A inovação é fundamental, mas se não ultrapassarmos nossos limites, nunca saberemos quais desafios poderemos superar.

Heloisa Lucas

Heloisa Lucas

Mestre em Comunicação e Mercado. Mentoring especialista em Gestão de Negócios e Empreendedorismo. Owner, autora e organizadora do Portal EKO Educação Corporativa. Organizadora do livro “Por dentro do Trade Marketing”. Organizadora dos E-Books: “RH Turbo – Como transpirar, inspirar e transformar”, “C.H.A do Líder – Os sabores do desafio em Vendas” e “ABC do RH – A evolução dos Recursos Humanos nos dias atuais”. Atua há mais de 30 anos em Comunicação, Mercado e Negócios, atendendo empresas como: AMBEV, Governo do Estado de São Paulo, Carrefour, Lojas Americanas, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Cartier do Brasil, Honda Motor, Ford, Banco de Tókio, entre outras. Agraciada com os prêmios concedidos pela ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos em Comunicação Interna e pela Universidade Anhembi Morumbi com o “TOP 20 Professores”.

Adicionar comentário