BABOK ® Metodologia para Análise de Negócios

BABOK ® Metodologia para Análise de Negócios

 

A análise de negócios é uma forma de entregar valor às organizações, grande parte em razão das mudanças tecnológicas e de processos, oferecendo soluções necessárias a organização em um cenário de constante mudança, algumas disruptivas. Os desafios tornaram-se cada vez mais complexos, a concorrência é mais intensa a cada dia e a velocidade da mudança tecnológica toma uma escala exponencial, portanto se você pensa em manter uma organização sustentável e competitiva realizar uma eficiente análise de negócios potencializará o alcance de objetivos estratégicos.

O Instituto Internacional de Análise de Negócios (IIBA®) é uma associação profissional que atua desde 2003 em rede global pensando sobre o sucesso organizacional pela análise de negócios e estabelece um padrão global pela adoção do Guia para o Corpo de Conhecimento da Análise de Negócios® (Guia BABOK®). Trata-se de um guia focado na geração de valor potencial podendo ser medido de várias maneiras como o aumento das vendas, menor risco, maior oportunidade, melhor desempenho, etc.

O BABOK® possui seis áreas de conhecimento: Planejamento e Monitoramento de Análise de Negócios; Elicitação e Colaboração; Requisitos de Gerenciamento do Ciclo de Vida; Análise de Estratégia; Análise de Requisitos e Definição de Projeto e Avaliação de Solução. Essa abordagem permite que seja demonstrada a geração de valor de um projeto, a viabilidade de um plano de negócios ou mesmo a evolução da melhoria contínua da organização.

 

 

Figura 1. Relacionamento entre as áreas de conhecimento do Guia BABOK®

A aplicação do Guia BABOK® demanda o domínio de habilidades de gestão e tecnologia dos profissionais que realizam a análise de negócio para que sejam avaliados a estratégia e modelo de negócio, a geração de valor, as habilidades de comunicação e interação com Stakeholders, e o domínio de ferramentas de análise de negócios. Algumas ferramentas para a análise de negócio utilizadas são o Balanced Scorecard, Benchmarking e Market Analysis, Brainstorming, Business Capability Analysis, Business Cases, Colaborative Games, Análise de Pareto, Data Modeling, Financial Analysis, Matriz SWOT, Business Model Canvas, Análise de Requisitos Não Funcionais, Análise de Processos, Modelagem de Processos, Análise e Gestão de Riscos, Casos de Uso e Cenários.

Perspectivas ajudam a interpretar e compreender as áreas de conhecimento e as tarefas no Guia BABOK® conforme a visão de negócio do analista. As Perspectivas adotadas são Método Ágil, Business Intelligence, soluções de Tecnologia da Informação, Arquitetura de Negócios e Gestão por Processos.

A aplicação do Guia BABOK® considera a influência que os Métodos Ágeis e mesmo tecnologias disruptivas tais como, Cloud Computing e BYOD – Bring Your Own Device (traga seu próprio dispositivo), tem mudado a forma como as empresas gerenciam suas operações e transformando sua estrutura de custos, riscos, acessibilidade, conectividade, segurança da informação. A tecnologia tem permitido aos consumidores resolver os mais diversos problemas em sua vida privada e produtiva bem como, tem permito às organizações obterem soluções mais fáceis, rápidas e interativas.

A análise da estratégia do negócio em sincronia com a tecnologia é uma visão moderna necessária para lidar com os problemas complexos e, com o apoio de uma comunidade focada na melhoria continuada de análise de negócios, líderes obtém uma visão importante para uma agenda de mudanças necessárias a um desenvolvimento organizacional sustentável.

 

Priscilla Mariano

Priscilla Mariano

É administradora e atua há 20 anos em instituições públicas e privadas na gestão e reestruturação empresarial conectando pessoas, soluções e tecnologias. Possui formação nas universidades Unicamp, Berkeley University e Stanford University. Apaixonada por Desenvolvimento Humano, leciona em cursos de Graduação e Pós Graduação nas áreas de estratégia, projetos, processos e liderança.

Adicionar comentário