Habilidades desenvolvidas podem ser a chave para o sucesso na carreira

Habilidades desenvolvidas podem ser a chave para o sucesso na carreira

Recentemente li um artigo publicado pela exame.com e fiquei intrigada com a informação de que em processos seletivos, conduzidos pela Companhia de Talentos, somente 0,3% dos jovens profissionais, trainees e estagiários foram aprovados. A empresa não atribui este resultado à falta de demanda por profissionais, mas ao simples fato de que, apesar de bem preparados, os jovens não têm as competências comportamentais necessárias para inicio de sua vida profissional.

http://exame.abril.com.br/carreira/por-que-so-03-dos-jovens-conseguem-ser-contratados-por-empresas/

Hoje em dia, a maior parte das escolas preocupam-se com o desenvolvimento de competências e conhecimentos técnicos ligados a área em que o aluno busca formação. Em contrapartida, uma parte das competências que poderiam ser desenvolvidas no âmbito familiar tem sido relegadas pelos pais. Isso porque a correria da vida moderna não facilita o convívio familiar e, consequentemente, os jovens não tem a oportunidade de aprender e ser estimulados dentro do ambiente familiar.

Para construir uma carreira saudável é necessário desenvolver algumas competências essenciais:

  1. Administração de conflitos: Lidar e resolver conflitos de forma construtiva, está entre os desafios para o desenvolvimento desta competência. Perceba oportunidades para resolver conflitos a fim de resultados positivos e acomodar as diferenças sem prejudicar os relacionamentos.
  2. Orientação para Resultados: Significa ser capaz de focar seus esforços e energia para cumprir um objetivo. Requer agir de forma independente, proativa, persistente e saber correr riscos, em alguns casos.
  3. Exercício da liderança: Assim como orientação para resultados, o exercício da liderança requer foco no cumprimento dos objetivos, porém obtidos por meio da ajuda de outras pessoas, gerando inspiração. Saber delegar adaptando métodos e abordagens de acordo com as necessidades e a motivação da equipe.
  4. Tomada de Decisões: Utilizar processos eficientes para tomada de decisão, demonstrando resistência, habilidade para agir e superar obstáculos. Além disso, é necessário ser capaz de aceitar as consequências de suas decisões.

Empatia, uma habilidade desenvolvida

Daniel Goleman, autor de Inteligência Emocional, best seller publicado nos anos 90, define empatia como a capacidade de “perceber o que outras pessoas sentem sem que elas o digam”. O autor destaca esta competência como uma das mais importantes no desenvolvimento de lideranças. “Temos que ensinar nossas crianças a ter empatia pelos outros e pelo mundo” é uma de suas frases célebres.

No mundo corporativo essa habilidade é relevante. A capacidade de realmente se colocar no lugar do outro, respeitá-lo e valorizá-lo faz toda a diferença no desenvolvimento da equipe e pode fazer a diferença nos resultados das entregas.

Em uma entrevista recente, o escritor e palestrante Simon Sinek destaca a importância de lideranças que construam ambientes de confiança capazes de estimular o desenvolvimento de competências e relacionamentos. Neste vídeo ele fala sobre a geração Millennials no trabalho, em uma entrevista para programa Inside Quest. (https://www.youtube.com/watch?v=P96BIvNUp7I)

Quem está entrando no mercado de trabalho precisa investir no autoconhecimento. Esse é um dos primeiros passos para o desenvolvimento de competências. É necessário ter clareza sobre as habilidades que precisa desenvolver e conhecer as expectativas do mercado de trabalho em que deseja atuar.

A partir da identificação do que pretende desenvolver é importante investir na busca do conhecimento. Buscar cursos, fazer sessões de coaching, leituras relevantes para sua área de atuação, elaborar um plano de ação e colocar o conhecimento em prática. As competências se desenvolvem por meio do exercício delas e desenvolver novas habilidades requer, muitas vezes, mudanças de hábitos e esforço consciente.

Você já sabe quais competências são importantes em seu ambiente de trabalho? Pense nisso ou procure ajuda profissional. Um coach com boa reputação pode te ajudar.

FABIANA MELLO

FABIANA MELLO

Mestre pelo IPT – USP. Pós-MBA Internacional em Empreendedorismo e Inovação pela BI International | Babson College | Berkeley University of California e MBA pela FGV. Graduada em Processamentos de Dados pela FATEC, além da formação em Coach. Com mais de 20 anos de carreira, desenvolveu habilidades de liderança e gestão de equipes multidisciplinares em ambiente organizacional. Para continuar apoiando a transformação de pessoas buscou a formação de Coaching pelo Instituto EcoSocial. Paralelamente atua como professora convidada para disciplinas de Gestão de Projetos e Trade Marketing, além de ministrar palestras indoor sobre Engenharia de Software e Desenvolvimento de Lideranças.

Adicionar comentário