3 maneiras rápidas de melhorar seu inglês no mercado de trabalho-1

3 maneiras inteligentes de melhorar seu inglês no mercado de trabalho

3 maneiras rápidas de melhorar seu inglês no mercado de trabalho
Fonte: Pinterest

 

Definitivamente, é cada dia mais difícil ser um bom profissional sem ser fluente em inglês no mercado de trabalho. Sabia que 1,75 bilhões de pessoas no mundo falam o idioma suficientemente para trabalhar usando o inglês? Isso é um em cada quatro seres humanos do globo, mostrou um estudo da Universidade de Harvard.

Você faz parte desta estatística?

O Brasil não tem lá uma posição muito boa neste cenário. O País ficou na baixa 53º posição no ranking do Índice de Proficiência em Inglês, atrás de países como Paquistão e Indonésia.

No mercado nacional, usar corretamente o inglês no mercado de trabalho é uma ferramenta valiosa para garantir melhores empregos e salários mais altos.

Por isso, listamos algumas maneiras que vão ajudar a aprimorar sua fluência em business english.

 

Leia sobre negócios em inglês

Ter um vocabulário rico e certeiro é uma das características que fazem profissionais se tornarem ou não fluentes em um língua. Uma das formas mais eficientes de adquirir uma base de dados maior é ler como nativos escrevem.

Por isso, inclua sempre que possível visitas a sites como ‘The Economist’ ou ‘The New York Times’ . Acompanhe no LinkedIn alguns gurus do marketing e das finanças, por exemplo. Vale ainda assinar newsletters de empresas internacionais do ramo em que você atua. Com elas, o benefício é duplo: praticar o idioma e manter-se atualizado.

Lembre-se sempre de aplicar a leitura dinâmica. Pode ser frustrante tentar entender palavra por palavra se o seu nível ainda não é compatível. Portanto, foque no contexto do conteúdo e em compreender a ideia geral do artigo.

 

3 maneiras rápidas de melhorar seu inglês no mercado de trabalho-1
Fonte: Pinterest

 

Ouça podcasts sem tradução

Escutar, entender e assimilar vocabulário específico da área de negócios também é um passo importante. Se seu objetivo é melhorar a língua, abandone de vez os áudios traduzidos.

Ouvir podcasts ou seminários no idioma original é de grande ajuda rumo à fluência. Uma aliada importante é usar também a legenda em inglês. Facilita a compreensão do que está sendo dito e torna mais fácil aprender palavras inéditas.

Entre as sugestões, está o CNN10, plataforma que diariamente resume as principais notícias do mundo em 10 minutos. O site TED tem centenas de palestras sobre os mais variados assuntos sempre com áudio em inglês e legenda na língua escolhida. Você elege os temas que mais interessam e recebe alertas por e-mail.

Para deixar o estudo mais descontraído, inclua na lista filmes e séries que tem o mundo corporativo como pano de fundo.

 

Alie-se à tecnologia

Se você está começando a usar o inglês profissional, é ideal ter por perto ferramentas que te deixem seguro. Se já é mais experiente, torne e-mails e apresentações ainda mais eficientes usando a tecnologia.

Instalar plugins que fazem correções gramaticais é um bom começo. Sempre buscar sinônimos em sites especializados também deve se tornar um hábito. Aplicativos para treinar conversação podem ser baixados gratuitamente.

 

Curso intensivo de fluência em inglês no mercado de trabalho

Aprender com professores bilíngues e que têm experiência internacional é outra forma eficaz de ter um business english apropriado ao mercado. Por isso, a SEDA Executive Education oferece a matéria como parte da grade curricular do MBA Global em Gestão de Negócios. Saiba mais informações sobre o curso aqui.

Jussara Costa

Jussara Costa

Coordenadora dos programas de MBA Global Business Experience da S.E.DA. Executive Education no Brasil e Dublin. Master in Business Administration pela Ohio University, MBA em Gestão de Negócios pela FGV EAESP, Pós-MBA em Liderança Colaborativa e Docência Empresarial, com extensão internacional pela Columbia University em NYC, University of California, Berkeley em San Francisco, Babson College em Boston, Johns Hopkins em Washington e Shanghai Jiao Tong University na China. Empreendedora e Coach em programas de Educação Executiva.

Adicionar comentário