Evolução profissional

Evolução profissional

A caminhada para evolução profissional passa por não desperdiçar aprendizado a todo o momento. Em tudo se aprende algo, não pensem que existe algo em que se aprende tudo.

O que todo mundo busca é ter certeza de que se tem a melhor postura diante de cada instante dentro do que oferecemos isoladamente ou em equipe no nosso meio, quer seja profissional ou pessoal.

Quando nos entregamos ao aprendizado, observamos colegas, mestres e suas experiências reais.

A cada dinâmica, exercício, debate, ‘aula’ ou oportunidade, nos avaliamos várias vezes e acabamos comparando nossas escolhas ou ações com as sugeridas pelos colegas ou mestres. No mundo dinâmico e globalizado, toda postura diante de qualquer assunto ou necessidade, o que conta para qualquer empresa que tem como um dos focos principais as pessoas, os gestores estão de olho em cada movimento de seus colaboradores, por isso hoje não se busca mais um profissional especialista em algo, mas aquele que saiba acima de qualquer coisa lidar com pessoas. Isto quer dizer com gerações diferentes, com experiências diferentes, com métodos diferentes. É preciso se desprender de onde está para ver amplamente o famoso, pensar fora da caixa.

Evoluir é conseguir ver oportunidade em tudo. “Quando não puder aprender contribua…” (André Machado, 2010).

Um bom grupo para aprender e ensinar é aquele que todos entregam tudo o que tem de melhor, ensinar e aprender andam juntos.

Acredito que ser um profissional de longa caminhada, larga experiência, muito estudo e respeitado por seus conhecimentos comprovados na prática, se torna um bom gestor de pessoas, lhe garante credibilidade ao que ele oferece, faz todo mundo querer saber o que este(a) profissional faria no seu lugar, e mais, serve como norte de como se deve ser, agir e absorver o medo para enfrentar e como lidar com cada situação. Cada um na sua necessidade especifica deve aproveitar o que lhe é inerente para o ponto em que está e para onde se quer chegar.

Esse é o papel histórico do líder. No curto prazo, cuidar bem de todos, como grupo, e de cada um, individualmente, reconhecendo que seres humanos reagem a estímulos de maneiras diferentes. E, no longo prazo, desenvolver novos líderes. Busque sempre aprender mais, ensine que você aprende também.

Inovar, surpreender ensinar e aprender é ser eficaz.

André Machado

André Machado

Especialista em Gestão Financeira e Controladoria pela FEA-USP. Formação em Administração e Marketing. Membro do Comitê Tributário ABAT; Palestrante e Consultor. Especialista da área comercial por mais de 15 anos, indústria, varejo com foco em resultado e share; multiplicador de líderes com foco em vendas, fidelização e gestão de pessoas; larga experiência em TAX e obrigações Sped fiscal, Sped contábil, ECF, ECD e E-social. Atua como consultor em novos negócios, mapeamento de mercados e estratégia para penetração de produtos e serviços. Amante da comunicação assertiva, técnicas de comunicação e motivação. É apaixonado por buscar novos conhecimentos para aplicá-los em seus treinamentos e consultorias, levando ao mercado inovação, novas e melhores práticas no desenvolvimento de pessoas e negócios. É professor em turmas de MBA e Controller do mercado industrial e atacadista. Presta consultoria e faz palestras personalizadas nas áreas de comunicação, oratória, negócios e mercados. Tem trajetória profissional de 30 anos. Foi gestor em pequenas, médias e grandes empresas, responsável pela implantação e desenvolvimento de negócios diversos, com foco em processos e estratégias focadas em governança e resultado.

Adicionar comentário