A importância do curso de MBA no Brasil ser certificado pelo MEC

O MEC é a instituição do governo brasileiro responsável por avaliar, reconhecer, autorizar e credenciar todas as instituições de ensino superior no país.

 

Para uma instituição de ensino iniciar suas atividades, ela deve solicitar seu credenciamento junto ao órgão. O MEC avaliará a proposta de currículo, a estrutura de ensino oferecida e diversos outros fatores.

 

Todo esse procedimento busca assegurar aos estudantes a infraestrutura e a qualidade de ensino necessárias para proporcionar um bom resultado. O MEC também busca orientar os alunos com relação à melhor instituição, a mais adequada para seus objetivos, bem como evitar que ocorra o investimento em um diploma ou certificado sem validação, sem respaldo do órgão, que não terá validade no mercado profissional.

 


LEIA TAMBÉM: Porque um MBA no Brasil é diferencial para executivos

 

O principal problema que um curso não reconhecido pelo MEC pode causar ao estudante é o fornecimento de um diploma sem validade. Um curso autorizado, mas não reconhecido pelo órgão, não pode emitir o certificado de conclusão, pois perante qualquer outra instituição, ele não terá validade alguma.

 

O curso de MBA credenciado pelo MEC emite certificados de conclusão de curso de especialização em nível de pós-graduação, que possuem validade oficial, são reconhecidos por qualquer outra instituição de ensino e possuem registro próprio.

 

A instituição que oferece o MBA precisará passar por um longo processo para conquistar essa certificação, se adequando a todas as exigências do MEC. Uma delas é ter pelo menos, cinquenta por cento de professores mestres ou doutores, formados em programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido. Os demais docentes precisam possuir, no mínimo, formação em nível de especialização.

 

Outra exigência do MEC é que os cursos de MBA devem ter duração mínima de 360 horas.

 


LEIA TAMBÉM: Nacional ou Internacional? Qual o melhor MBA para minha carreira?

 

Para o cumprimento dessa carga-horária, não são contados o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência dos professores, nem o tempo dedicado para a elaboração da monografia ou trabalho de conclusão de curso.

 

Os alunos que optam por estudar em um MBA certificado precisam saber que o MEC exige a presença em pelo menos 75% das aulas, para fazerem jus ao documento que confirma a conclusão do curso.

 

Ou seja, o MBA certificado pelo MEC traz maior segurança para o aluno, que vai saber que tem acesso a um curso com mais qualidade, profissionalismo e comprometimento com o ensino, garantindo o seu progresso profissional por meio do fornecimento de certificado com validação oficial.

João Marcos

Adicionar comentário